segunda-feira, 7 de maio de 2007

A Cultura

Este rei, apesar de ter muitos defeitos, (ninguém é perfeito…) também tinha muitas qualidades e uma delas era o gosto pela cultura.
Ele era muito culto devido aos padres que o acompanharam na infância. Esses padres eram Francisco da Cruz, João Seco e Luís Gonzaga. Este rei falava muitas línguas, conhecia os autores clássicos e modernos da época, tinha bom conhecimento literário e científico e amava música ( foi durante a sua vida que foi introduzida a ópera italiana em Portugal). Foi a sua mãe que o educou e aos irmãos na prática religiosa e na literatura. O estilo barroco próprio do período em que
D. João V reinou apareceu em força na arquitectura, azulejaria, mobiliário e ourivesaria, tudo com um grande exagero. Exemplos do estilo barroco são, entre outros, os coches que mandou construir para a embaixada que foi enviada a Roma para visitar o Papa. Os coches eram muito trabalhados com ouro e embelezados com figuras da história portuguesa e universal para impressionar o Papa. Estes veículos que eram puxados por muitos cavalos, estão hoje no Museu Nacional dos Coches, em Belém. Outro dos monumentos mandados construir pelo rei D. João V foi o convento de Mafra, que não existiria sem o ouro do Brasil. A Torre dos Clérigos (a maior torre do País) e a Igreja de São Francisco (para a revestir totalmente a ouro foram gastos 200 quilos do precioso metal que vinha das minas do Brasil), ambos, no Porto também foram encomendados por este rei.

Na imagem: O famoso Convento de Mafra.

Sem comentários: